Espanha 2016: Um Ano Memorável

Espanha 2016: Um Ano Memorável

O ano de 2016 em Espanha será lembrada como um dos melhores de todos os tempos. É certamente uma das colheitas mais extraordinárias desta geração.

Desde a costa até o interior, condições favoráveis da primavera ao outono permitiram aos produtores espanhóis produzir vinhos muito equilibrados e expressivos. As temperaturas foram, em geral, moderadas, o amadurecimento foi lento e perfeito e chuvas tardias ajudaram as vinhas a atingir condições ideais.

Não há dúvidas que é a melhor colheita dos anos 2000 até agora. Produtores e enólogos, acostumamos sempre a reclamar de algo a cada ano... exceto em 2016.


La Rioja: Um Ano Especial

Com muitos elogios em 2001 e reconhecimento em 2010, a colheita de 2016 em La Rioja é a melhor das últimas duas décadas, talvez mais. E criticos confirmam o mesmo, com uma grande quantidade de vinhos de La Rioja de 2016 a receber pontuações de 90 pontos ou mais.

Isso supera outras colheitas elogiadas, mesmo antes do lançamento dos gran reservas de 2016, que exigem pelo menos cinco anos de envelhecimento em barril e garrafa. Essa classe de vinhos, sem dúvida, será excecional.

A primavera foi chuvosa, com temperaturas altas em junho. No entanto, julho foi excecionalmente fresco. Os dias mais quentes não ultrapassaram os 24°C. Isso retardou o ciclo de crescimento das uvas, e as melhores colheitas em La Rioja, ou em qualquer lugar, são aquelas com longos ciclos de crescimento.

Agosto foi quente e seco, enquanto setembro trouxe períodos de chuva. Decidir as datas ideais para a colheita foi uma escolha difícil. Algumas chuvas no final de setembro foram úteis, e terminaram em Haro a 31 de outubro. Em Viña Real, começaram em 5 de outubro e terminaram no dia 25. Contino começou e terminou em datas semelhantes.

Os vinhos de 2016 têm um equilíbrio ideal de acidez, peso corporal, aromas e persistência, bem como níveis mais baixos de álcool em comparação com anos mais quentes. O resultado foi vinhos mais frescos e profundos.


Selecionamos alguns vinhos espanhóis magníficos da colheita de 2016 para provar:

Gratallops 2016
€54.75
Voltar para o blogue

1 comentário

Que maravilha descobrir mais sobre a excepcional colheita de 2016 na Espanha! Estou ansiosa para experimentar alguns desses vinhos incríveis. Obrigada pela seleção!

Ana Pereira

Deixe um comentário

Outros artigos