Vinho da Semana: Quinta do Vale Meão 2021

Vinho da Semana: Quinta do Vale Meão 2021

Nesta semana, temos o prazer de destacar o Quinta do Vale Meão 2021 como o nosso Vinho da Semana. Selecionado pela sua excepcional qualidade e representatividade do terroir do Douro, este vinho simboliza a harmonia perfeita entre tradição e inovação. A escolha reflete nosso compromisso em apresentar aos nossos leitores vinhos que não apenas encantam o paladar, mas também contam uma história.


Vinhas e Terroir

A Quinta do Vale Meão situa-se na sub-região do Douro Superior, caracterizada pelo seu clima extremo com verões quentes e secos e invernos frios. Este microclima, aliado a solos predominantemente xistosos, confere aos vinhos uma intensidade e complexidade notáveis. As vinhas estão plantadas em diferentes altitudes, o que permite uma maturação equilibrada das uvas, essencial para a produção de vinhos com grande frescura e vigor.


Vinificação e Enólogo

Sob a supervisão de Francisco Olazabal, a Quinta do Vale Meão combina técnicas ancestrais com inovação para criar o Vale Meão 2021, um vinho que captura a essência do seu terroir. A seleção rigorosa e a vindima manual das uvas garantem a alta qualidade do produto final. A fermentação realiza-se em lagares de granito, empregando a tradicional pisa a pé, para uma extração cuidadosa que preserva os aromas e a estrutura tânica. Segue-se o envelhecimento em barricas de carvalho francês, variando de acordo com o vinho, essencial para a sua complexidade e suavidade. Este processo reflete a paixão e dedicação ao vinho, homenageando o legado da família Ferreira e destacando-se pela excepcional qualidade dos vinhos produzidos, verdadeiras expressões do seu magnífico terroir.


Notas de Prova

Ao degustar o Quinta do Vale Meão 2021, somos recebidos por uma sinfonia de aromas complexos, desde frutas maduras até notas subtis de especiarias. A textura sedosa e os taninos bem integrados proporcionam uma experiência sensorial envolvente. Este vinho revela-se equilibrado e elegante, com um final longo que deixa uma impressão duradoura.


Críticas e Prémios

Com uma série de prémios conquistados, os vinhos da Quinta do Vale Meão destacam-se como verdadeiros embaixadores da excelência vinícola, agregando valor à sua reputação. Esta constante valorização é um testemunho da qualidade consistente deste vinho, que continua a cativar apreciadores em todo o mundo. Eu, Paulo Castro, atribuo 96 pontos ao Quinta do Vale Meão 2021, reconhecendo não apenas pelo seu equilíbrio e elegância, mas também pela sua complexidade aromática e pela harmonia perfeita entre a fruta madura, as notas especiadas e um toque delicado de madeira. A sua estrutura tânica suave, aliada a uma acidez bem integrada, confere-lhe uma frescura e longevidade excepcionais, fazendo deste vinho uma expressão autêntica do terroir do Douro. Esta pontuação reflete a minha apreciação pela meticulosa atenção aos detalhes na vinificação, bem como pelo potencial de evolução deste vinho, que sem dúvida continuará a surpreender e encantar nos próximos anos.


Conclusão

O Quinta do Vale Meão 2021 é uma expressão autêntica do terroir do Douro, exemplificando a arte da vinificação portuguesa no seu melhor. Recomendamos vivamente aos nossos leitores que experienciem este vinho excepcional, que promete ser uma adição memorável a qualquer coleção.

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Outros artigos